Contactos

Quem somos?

ca0f24a4-9726-401b-a88d-56f57bf4b9b2

Eu sou a Catarina, tenho 34 anos e moro em Portugal. Sou lusodescendente, filha de pais emigrantes. Nasci, cresci e fiz toda a minha escolaridade no Luxemburgo. Aprendi a falar luxemburguês no infantário e fui aperfeiçoando ao longo dos anos falando diariamente com os meus irmãos e amigos, e ao participar em grupos e atividades/eventos luxemburgueses. E mesmo que já não more no Luxemburgo, a língua e a cultura fazem parte de mim e do meu dia a dia. Aprendi a ler e a escrever em alemão e desde cedo que me senti muito à vontade com a língua.

Sou licenciada em Tradução pela Faculdade de Letras de Lisboa e estou em vias de conclusão do mestrado da Universidade de Viena (Áustria). Ambos os cursos nas línguas português, alemão e inglês, tendo assim um vasto conhecimento linguístico e cultural. Além disso, estudei dois semestres na Universidade do Luxemburgo no departamento de inglês, e fiz, entre outros, uma cadeira extracurricular de Linguística do Luxemburguês.

Gosto de me dedicar a questões relacionadas com as línguas (linguística, aprendizagem de línguas, pronúncia, tradução, etc.). A língua faz parte de nós, é uma das raízes da nossa cultura e da nossa tradição. Já Fernano Pessoa dizia “A minha pátria é a língua portuguesa.”.

No tempo livre gosto de cuidar das minhas plantas, ouvir música, cantar e de tirar fotografias. Gosto de me expressar artisticamente ao desenhar unhas e bricolar. Sou guia escuteira desde criança e tive a grande oportunidade de participar em acampamentos internacionais que me marcaram muito como ser humano. Sou uma grande fã dos livros da saga Harry Potter e todo o mundo feiticeiro.